segunda-feira, 7 de junho de 2010

a vida nas montanhas

A vida nas montanhas é revigorante, renova as energias!
Mas a vida nas montanhas também é uma vida de privações, por vezes...
O gado precisa comer, mesmo na seca intensa, mesmo com a chuva imensa!
Às vezes vem a geada e queima o pasto, ou a chuva que apodrece a forragem, ou a seca que torna infértil a maioria das pastagens.
Alguns enlouquecem, outros se matam, outros fazem dívidas até não mais poder e depois ficam sem saber o que fazer.
Aí quando o pessoal da cidade vai no supermercado comprar leite acha um absurdo o preço! Mal sabem quanto suor está impresso em cada caixinha desse leite...mas o mal de tudo mesmo é o preço que o intermediador paga ao coloco, dono das vaquinhas que miseraram o ano inteiro, isso sim é uma vergonha!

Quando há sol na medida, quando a chuva abunda mas não em demasia, quando não há calor nem frio demais...aí a vida nas montanhas é um encanto só!
Mas ainda assim o colono acorda todos os dias de madrugada para trabalhar, faça chuva ou sol, 20°C ou 0°C, seja dia de semana ou feriado...

É preciso valorizar quem se dá ao trabalho de nos por o pão na mesa, digo, o leite, as verduras, a carne...nós pagamos por tudo isso, mas quantos de nós estariam realmente dispostos a "meter a mão na massa" para se queimar ao sol e ganhar uma miséria?! De nada adiantam fábricas de enlatados se não houver a matéria-prima. Eu admiro esse povo que tem o dom da terra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário